1. PESQUISAR COLEÇÕES
COMO UTILIZAR A PESQUISA GLOBAL?
Na pesquisa global poderá procurar na base de dados por palavras ou expressões. À direita da caixa de pesquisa poderá selecionar as opções "TODAS AS PALAVRAS" ou "FRASE EXATA" e carregar em "enter" ou no botão "Pesquisa em toda a coleção".
Através do menu "PESQUISA" poderá realizar uma pesquisa avançada por campos. Encontrará uma lista predefinida com opções que permitirão filtrar os resultados. Para o efeito é necessário escolher um dos campos disponíveis, escolher uma opção de pesquisa e iniciar a escrita no campo de texto (onde lhe surgirão várias sugestões). De seguida irá surgir-lhe o botão "+", e serão acrescentadas novas opções de pesquisa. Desta forma poderá cruzar campos. Após definir os critérios da pesquisa é necessário carregar no botão "OK".
Na área de "PESQUISA" é possível pesquisar por todos os registos através do botão "VER TODOS", localizado no canto inferior direito do ecrã. O utilizador poderá visualizar todos os registos em modo pré-definido de visualização "Álbum". Para aceder a mais informação, o utilizador deverá carregar na imagem do registo. Na barra de tarefas é possível alterar o modo de visualização dos registos para modo "Resumido" (apresenta os resultados em listagem simples com fotografia) ou modo "Listagem" (apresenta os resultados em lista simples sem fotografia). Para mais informações sobre o registo deverá carregar na imagem ou no botão "+ INFO".
Nesta mesma área de "PESQUISA" são também mostrados aleatoriamente, de cada vez que se entra nesta área, objetos da base de dados para sugestão de consulta.
Através do menu "EXPLORAR A COLEÇÃO", poderá explorar a coleção por "Autores" ou "Categoria". Por "Autores" deverá escolher a letra que pretende. Ao selecionar a letra "B", por exemplo, terá como resultado todos os registos que contenham autores com o nome a iniciar pela letra "B". Para explorar por "Categoria" deverá selecionar uma das categorias que aparecem na lista predefinida. Como resultado, serão mostrados todos os registos que contenham a categoria selecionada.
2. DEPOIS DE EFETUAR UMA PESQUISA E SEREM APRESENTADOS OS RESULTADOS PODEMOS ALTERAR A FORMA DE VISUALIZAÇÃO DA MESMA, SEM TER DE FAZER NOVA PESQUISA?
Sim, quando são apresentados os resultados da pesquisa podemos alterar a forma como os resultados são apresentados. Na barra de ferramentas localizada na parte superior do ecrã onde são apresentados os resultados, o utilizador poderá escolher, para além dos modos de visualização já descritos acima, a ordem em que os resultados aparecem.
No menu "Ordenar" o utilizador poderá ordenar os registos por "Designação", "Categoria" e "Data inicial". De seguida poderá escolher a ordem ascendente "[a-z]" ou descendente "[z-a]".
3. É POSSÍVEL IMPRIMIR OS RESULTADOS DA PESQUISA?
Sim. Através do botão "Imprimir", localizado na barra de ferramentas no canto superior direito, o utilizador poderá imprimir o resultado da pesquisa em três diferentes modos de visualização: "Resumido", "Listagem" e "Álbum". Para tal é necessário antes, marcar os registos com a "estrela" do(s) item(s) que deseja.
Para "Marcar" ou "Desmarcar Todos" os itens, pode utilizar as estrelas localizadas na barra de ferramentas.
4. É POSSÍVEL AMPLIAR A IMAGEM DO OBJETO?
Sim. Para ampliar a imagem é necessário carregar com o rato em cima da mesma. Para voltar a visualizar a ficha do objeto poderá carregar em "Fechar" ou carregar em qualquer parte exterior à imagem.
5. É POSSÍVEL IMPRIMIR A FICHA DO OBJETO?
Sim. É possível imprimir através do botão "Imprimir". O utilizador poderá "Enviar por email" ou "Partilhar" a ficha do objeto. Os botões para essas ações estão localizados no canto superior direito do ecrã.